Laudos Técnicos

laudos-eletricos
Laudo Técnico NR-10

É uma ferramenta importante para analisar a real situação das instalações elétricas da empresa, e qual o verdadeiro risco oferecido aos mantenedores do sistema elétrico.
Segundo a Norma Regulamentadora, diz em seu subitem 10.2.4(g), que toda empresa deve manter um relatório técnico atualizado de suas instalações elétricas, visando à segurança das instalações elétricas e trabalhos com eletricidade, esse relatório deve ser elaborado por profissionais legalmente habilitados segundo o subitem 10.2.7 da mesma norma.
Nosso trabalho é analisar todos os pontos mencionados na norma, apontar as não conformidades encontradas e recomendar ações preventivas e corretivas a serem tomadas com o intuito de mitigar os riscos.

     
Prontuário das Instalações Elétricas – PIE

Serviço de elaboração do Prontuário Elétrico e estruturação do Sistema de Gestão de Segurança Elétrica da empresa. O Prontuário Elétrico deverá ser um sistema de gestão da segurança na área elétrica que defina metas e política de segurança, organizará informações, apontará riscos e medidas de controle, mapeará atividades e procedimentos, estabelecerá responsabilidades, fornecerá informações sobre as instalações elétricas, especificará equipamentos de proteção, definirá prioridades nas adequações.

         
Laudo das Instalações Elétricas

É o termo utilizado para designar o Laudo Técnico das Instalações Elétricas. O Laudo elétrico é um tipo de laudo pericial que trata dos aspectos técnicos envolvidos numa instalação elétrica. Também tem o objetivo de identificar falhas que podem ocasionar sobrecargas do sistema e gerar prejuízos e acidentes.
O Laudo Elétrico é atualmente exigido no Brasil por diversas instâncias do poder público, por certificadoras e por companhias de seguro para atestar a conformidade das Instalações Elétricas residenciais, comerciais e industriais.

     
Laudos de SPDA – Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas

O laudo técnico SPDA consiste na realização de uma completa vistoria do sistema instalado, com descrição detalhada dos componentes da instalação e medição ôhmica dos aterramentos. Todos os dados são confrontados com a norma NBR 5419 para verificação da conformidade do sistema.

     
Laudos para crédito do ICMS – Energia Elétrica

A Lei Complementar 102/2000 permite que a energia elétrica quando consumida por empresas no processo de industrialização, utilize o crédito integral do ICMS destacado nas faturas de energia elétrica.
Assim, as empresas industriais que queiram se creditar do ICMS destacado nas notas fiscais de energia elétrica, terão que confeccionar um Laudo Técnico emitido por um perito para quantificar a energia elétrica consumida nos setores de industrialização.
É possível buscar a retroatividade do crédito no período dos últimos 05 (cinco) anos e os valores apurados poderão ser compensados com débitos vincendos do ICMS, atentando-se às normas do regulamento estadual do Estado onde estiver situado o estabelecimento.
É importante salientar que não é passível de crédito o consumo de energia relacionada as áreas administrativas da empresa. O direito ao crédito é dado somente às empresas que não optaram pelo recolhimento simplificado do ICMS.